O Em Busca do Código é um site em formato de plataforma de ensino a distância (EAD), que também contém noticiais, artigos e, a nossa primeira série.

Uma breve história sobre pessoas, empresas ou instituições com foco em tecnologia, inovação e/ou programação.

Publicada dia 24 de julho de 2017.

Compre um adesivo do Em Busca do Código.

Publicidade

Intel, uma breve história sobre

Bem vindo a mais um episódio de uma breve história sobre, este é nosso décimo episódio e nele veremos uma breve história sobre a Intel.

intel (Vídeo):

Publicidade

A Intel foi fundada no dia 18 de julho de 1968 pelo físico Robert Noyce e pelo químico e físico Gordon Moore.

Neste primeiro dia de vida, a empresa se chamava NM Electronics, a sigla NM são as iniciais dos sobrenomes de seus fundadores. Um pouco depois passou a se chamar Intel. Não sei bem quanto tempo depois, não consegui encontrar essa informação.

O nome Intel vem de Integrated Electronics.

Para quem não sabe, a Intel é um multinacional que fabrica circuitos integrados como microprocessadores e outros chipsets.

Mas o que é um Chipset?

Para sabermos o que é um chipset, precisamos saber o que é um chip. Um chip é basicamente um circuito integrado, podendo ser um quadrado de silício, que pode conter milhões de dispositivos eletrônicos. E o termo set significa um conjunto, neste caso um conjunto de micro-chips.

Porque a Intel existe?

Robert Noyce e Gordon Moore queriam desenvolver uma tecnologia melhor a memória central magnética dos primeiros computadores. E com um empréstimo de US$3,000,000.00 do investidor Arthur Rock, começaram as pesquisas.

Em 2016 a Intel foi responsável por 15,9% do mercado de semicondutores, já no mercado de processadores de data center, a Intel tem mais de 99% deste mercado.

Com mais de 106k colaboradores diretos, no dia 30 de junho de 2017 cada ação valia US$33.74, na bolsa de Nova Iorque e, a empresa estava avaliada em mais de 170 bilhões de dólares no dia 31 de março de 2017.

Os produtos que a Intel vende estão divididos por 12 categorias, isso segundo a própria Intel. E essas 12 categorias são:

Dispositivos e Sistemas,
Processador,
Placas e Kits,
Chipsets,
Memória e armazenamento,
Produtos para servidor,
Rede e Comunicações,
Sua casa sem fios,
Softwares e Serviços,
Gateways da Intel,
FPGAs, e
Tecnologias.

Não vou citar produtos por produtos das 12 categorias de produtos da Intel, mas vamos agora citar os produtos para servidores.

Data Center Blocks,
Motherboards para servidor,
Sistemas para servidor,
Gabinetes para servidor,
Placa aceleradora, e
Produtos RAID.

A Intel nasceu de uma vontade, fabricar algo que de outro jeito já funcionava. Hoje em dia e isso se repete a décadas, ela é líder de vários seguimentos/mercados mundiais. Claro que, por não se tem competição quando o assunto é alto desempenho por um tempo, ela aumentou seu preço, algo que já começou a mudar.

A Intel é uma empresa incrível, que investe mais de 100 bilhões em pesquisas em cada década.

Segundo episódio que coloco as minhas fontes, caso tenha interesse ou precise, pode conferi-las a vontade. Links abrem em outra aba.

Publicidade

Fortune: Intel
TechTudo: Tudo Sbre a Intel
Portal São Francisco: História da Intel.
Intel, site oficial.
Converge Com: Mercado de Semicondutores.
TechTudo: O que é um chipset

Esse episódio fica por aqui, espero que você tenha gostado dessa breve história sobre a Intel. Muito obrigado por assistir e até já já.

Se estiver utilizando bloqueador de propaganda, por favor, coloque este site na lista branca (isto sempre será apenas um pedido). Obrigado pela escolha.