O Em Busca do Código é um site em formato de plataforma de ensino a distância (EAD), que também contém noticiais, artigos e, a nossa primeira série.

Uma breve história sobre pessoas, empresas ou instituições com foco em tecnologia, inovação e/ou programação.

Publicada dia 22 de julho de 2017.

Compre um adesivo do Em Busca do Código.

Publicidade

Cielo, uma breve história sobre

Bem vindo a mais um episódio da Em Busca do Código,o nosso projeto exclusivo de programação e tecnologia, e neste vídeo, o 9º vídeo da nossa série uma breve história sobre,nós veremos uma breve história sobre a Cielo.

Cielo (Vídeo):

Publicidade

A Cielo foi fundada no dia 23 de novembro de 1995 com a união das empresas Visa International, Bradesco, Banco do Brasil, Banco Real e o já fechado Banco Nacional. A título de curiosidade, isso chama-se joint venture.

O seu primeiro nome foi VisaNet Brasil, que era o nome fantasia da Companhia Brasileira de Meios de Pagamento, foi somente em novembro de 2009 que passou a se chamar Cielo.

Mas como era antes da Cielo (VisaNet)?

Antes de 1995 esses Bancos já trabalhavam co a bandeira de cartão Visa. Mas cada um tinha seus meios de captação de cartão, sua rede de afiliados e suas campanhas de marketing em separado. Essa união veio para facilitar a vida dessas empresas.

Durante os primeiros anos, mais exatamente até 1º de julho de 2010 a Cielo trabalhava exclusivamente com Visa.

Um pouco antes dessa data, o Banco Central do Brasil pois fim a exclusividade de bandeiras de cartões em maquinas de passar cartão.

A partir dessa data as maquininhas da Cielo passaram a a fazer transações com MasterCard, Diners e outras bandeiras de cartões, antes, exclusividade da Rede, antiga RedeCard.

Esse mercado é chamado por alguns de, captura de cartões, ou, mercado brasileiro de adquirência.

O que se sabe é que, em 2014 a Cielo tinha 54,6% desse mercado, o que fez ela representar 9,4% do PIB brasileiro.

Sobre o mercado que está contida a Cielo, o mercado brasileiro de adquirência. Cielo e Rede tem cerca de 90% do mercado.

Valor da Cielo

No dia 22 de junho de 2017 cada ação da Cielo valia R$ 24,30, isso no fechamento do dia. O está avaliada em R$ 67,24 bilhões.

Seus atuais produtos estão divididos em quatro segmentos, onde a própria Cielo da o nome de:

Na Rua;
Na Loja;
Soluções integradas;
Na internet.

Na rua contém soluções para empreendedores que querem vender na rua.

Cielo Mobile com leitor, e
Cielo Mobile, que é apenas um app.

Na Loja.

Na loja são as famosas maquininhas tradicionais, tendo diferenciação nos modelos em, sem fio, com fio e, banda larga.

Soluções integradas.

Publicidade

São meios de pagamentos com cartão que, contém integração com sistemas de automação. Podem ser integradas a um ERP por exemplo, e são eles.

Cielo LIO, e
Cielo TEF.

Na internet.

Que apresentam soluções ara quem quer vender na web. Sendo essas soluções.

Loja Virtual Cielo,
Checkout Cielo,
API Cielo e-commerce

Atualmente a Cielo tem mais de um milhão e meio de clientes, em 2016 seu lucro foi mais de 4 bilhões de reais, quase 1500 colaboradores diretos e para deixar eles motivados paga até 100% do valor da graduação, pós graduação, mestrado doutorado, MBA, se a tese ou trabalho de conclusão de curso forem relevantes para a empresa.

A Cielo já nasceu grande, e investe pesado em inovação para se manter no topo, existem diversas outras informações que poderiam ser ditas nessa breve história sobre a Cielo, mas esse episódio fica por aqui.

A partir desse episódio, teremos fontes, algumas pessoas podem gostar, por isso todos episódios terão fontes:

Revista Exame: Trabalhar na Cielo.
cloudwalk: Adquirencia no Brasil.
Revista Valor: Concentração do mercado.
Mundo das Marcas: Cielo
Revista Valor: Lucro da Cielo.
Cielo
b2card: Adquirencia no Brasil.
Adquirencia no Brasil.
Revista Exame: Inovação Cielo.

Espero que você tenha gostado dessa breve história sobre a Cielo, se gostou, já deixa o seu like lá no YouTube, compartilha esta dica, e, até já já.

Se estiver utilizando bloqueador de propaganda, por favor, coloque este site na lista branca (isto sempre será apenas um pedido). Obrigado pela escolha.