O Em Busca do Código é um site em formato de plataforma de ensino a distância (EAD), que também contém noticiais, artigos e, a nossa primeira série.

Uma breve história sobre pessoas, empresas ou instituições com foco em tecnologia, inovação e/ou programação.

Publicada dia 21 de julho de 2017.

Compre um adesivo do Em Busca do Código.

Publicidade

Oracle, uma breve história sobre

Bem vindo a mais um episódio de Uma Breve História Sobre, e neste episódio, o 8º da nossa série Uma Breve História Sobre, nós veremos uma breve história sobre a Oracle.

Oracle (Vídeo):

Fundada no dia 16 de junho de 1977 por Larry Ellison, Ed Oates e Bob Miner.

Nomes

Publicidade

O primeiro nome da Oracle foi Software Development Labs (SDL), já em 1978 mudou seu nome para Relational Software Inc. (RSI), em 1982 a RSI passou a se chamar Oracle Systems Corporation (OSC), mas logo em seguida simplifica seu nome para Oracle Corporation.

Além dos nomes que já citei, Larry Ellison, Ed Oates, Bob Miner o nome de Bruce Scott é muito importante para a Oracle. Mas ele não aparece na documentação da Oracle como um dos seus fundadores ou co fundadores.

Junto com Ed Oates, Bruce Scott foi responsável por cerca de 90% das primeiras versões do SGBDR da Oracle.

SGBDR

SGBDR é a sigla para Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional, e como acabei de citar a palavra versões, antes de explicar o porque a Oracle foi criada, vamos as versões.

Em 1979 foi lançada a 1ª versão do seu banco de dados, a empresa ainda tinha o nome de RSI (Relational Software Inc) e era escrito em Assembly.

A 1ª versão tinha o número 2, pois acreditavam que ninguém compraria a versão 1.0 de um software.

O Oracle 3 lançado em 1983, foi escrito em Linguagem C. Já o Oracle 4 lançada em 1984 podia ser instalado em PCs.O Oracle 5 foi lançado em 1985 e também a versão 5.1, Oracle V6 em 1988 (PL/SQL), Oracle V7 em 1992 (UNIX), Oracle 8 em 1997.

O Oracle 8i foi lançado em 1999, com suporte nativo a XML, integrando Java, suportando SSL, HTTP. O Oracle 9i lançado em junho de 2001 foi o primeiro com Real Application Clusters (RAC), o famoso Oracle RAC. O Oracle 10g lançado em 2003, tinha G de GRID.

Computação em GRID, computação em grade, pode-se dizer que é, grade de cálculo, é um modelo computacional capaz de alcançar uma alta taxa de processamento dividindo as tarefas entre diversas máquinas, podendo ser em rede local ou rede de longa distância.

E em 2011 foi lançado o Oracle 11g, em 2013 o Oracle 12c, C de Cloud, primeiro SGBD em nuvem.

Mas porque a Oracle existe?

Larry Ellison e Bob Miner trabalhavam como consultores da CIA (empresa de inteligência dos Estado Unidos). E nessa época a CIA precisava utilizar uma nova linguagem, o SQL.

Os dois foram incumbidos a desenvolver o Oráculo (Oracle), um sistema que tinha resposta para tudo. Dentro da CIA esse software foi um verdadeiro fracasso, e acabou não saindo.

Mas Bob e Larry queriam continuar com o projeto, uma vez que esse tipo de software ainda não era comercializado por ninguém.

Em 1987 a Oracle se tornou a maior empresa de bancos de dados do mundo. Para nunca mais sair do topo, até hoje.

A Oracle é proprietária do SGDBR Oracle, do MySQL, das linguagens de programação PL/SQL e Java.

Em outras palavras, a Oracle é dona dos dois SGBDs mais utilizados do mundo, da linguagem de programação mais utilizada do mundo (Java) e da vigésima linguagem de programação mais utilizada do mundo, o PL/SQL.

O PL/SQL

Publicidade

O PL/SQL já estava presente no Oracle V6, lançado em 1988.

Em 2009 a Oracle comprou a Sun Microsystems por US$7.4 bi. Adquirindo também, nomes como MySQL, Java, Virtualbox e outros softwares livres.

Já que acabamos de falar de uma das aquisições da Oracle, vamos citar mais algumas, selecionadas quase que aleatoriamente, pois a Oracle já adquiriu mais de 100 empresas, isso, segundo ela mesma, ela não conta o número, foi eu que contei para passar essa info aqui neste episódio.

Em 2011 adquiriu a FatWire, a FatWire era uma empresa especializada em gestão da experiência do usuário. Em 2012 adquiriu a Vitrue, uma plataforma em nuvem que permitia centralizar a criação, publicação, moderação, e gerenciar suas redes sociais como um todo, em um só lugar. em 2013 adquiriu a Tekelec, empresa especializada em redes de comunicação, soluções de redes e gestão de dados.

Atualmente a Oracle é muito mais que um banco de dados, a empresa está "dividida" em dois grandes segmentos.

Produtos e serviços

Produtos inclui Oracle Cloud, Ferramentas do Desenvolvedor e estrutura em TI. Oracle Cloud incluindo aplicativos, banco de dados e java. Não vou citar todos os produtos mas fica aqui a lista de Oracle Cloud, na sub lista de Bancos de Dados.

Oracle Database,
Oracle Database In-Memory,
Oracle Multitenant,
Real Application Clusters (RAC)
Data Warehousing,
Database High Availability,
Segurança de Banco de Dados,
MySQL,
Oracle NoSQL Database,
TimesTen In-Memory Database.

E Soluções divididas em 6 segmentos, sem contar as soluções de parceiros.

Nuvem,
Mobilidade,
Tecnologia,
Comerciais,
Setoriais, e
Customer Experience.

Agora vou citar apenas o Customer Experience.

Marketing Cloud,
Sales,
Services,
Commerce,
Social,
CPQ.

A Oracle é uma das empresas mais imponentes e respeitadas do setor da tecnologia, e eu não precisaria falar isso.

Claro que tem muito mais coisa dentro da história da Oracle, mas esse episódio fica por aqui. A Oracle é foda. Até já já.

Se estiver utilizando bloqueador de propaganda, por favor, coloque este site na lista branca (isto sempre será apenas um pedido). Obrigado pela escolha.