O Em Busca do Código é um projeto independente, contém noticias e um site em formato de plataforma de ensino a distância (EAD) totalmente aberta e gratuita. Além de nosso canal no YouTube.

Publicado dia 31 de agosto de 2018, republicado dia 13/10/2019.

Como foi o primeiro Bauru Innovation Day?

Ontem dia 30 de agosto de 2018 aconteceu o primeiro evento exclusivamente voltado a inovação do centro oeste paulista, este evento foi realizado pela ASSERTI Bauru (Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação - Bauru). O evento também contou com a co-realização e patrocínio de diversas empresas do setor.

Ao total foram 6 palestras onde a primeira delas, da Aline Fogolin, foi mais um boas vindas ao evento, a Aline é a atual Secretária do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda de Bauru. Pelo que entendi deveria ser uma palestra completa, mas por causa talvez do atraso de algumas pessoas para entrar ao evento, o evento que estava marcado para começar as 8 horas, começou exatamente as 9h12min. Essa é minha maior e talvez única critica ao evento, o atraso para começar.

[ERRATA] No parágrafo anterior citei um atraso de uma hora e 12 minutos para inicio da primeira palestra, na verdade houve um atraso de apenas 12 minutos. Eu mesmo não considero menos de 15 minutos um atraso para o início de um evento. Quando me inscrevi para o evento os horários das palestras não estavam divulgados ainda, e acompanhei a programação do evento exclusivamente pelo Facebook. Errata editada aproximadamente 3h depois da publicação.

foto do auditório lotado no primeiro Bauru Innovation Day
Primeiro Bauru Innovation Day

A Aline Fogolin falou da importância de se envolver para desenvolver, falou sobre o cenário local, mais eventos que estão acontecendo na cidade, o censo universitário que está sendo feito pela prefeitura. Falou também sobre a criação da Comissão de ciência e tecnologia, mostrou a agenda de eventos relacionados a inovação e tecnologia que ocorrerão nos próximos meses em Bauru, como o Startup Weekend, edição Bauru.

Como disse anteriormente,o evento começou as 9h12min, só que a Aline Fogolin começou a palestrar aproximadamente 9h20min e terminou exatamente as 9h32min. Ela teve muito pouco tempo para falar, mas vamos falar sobre o segundo painel.

Leandro Jesus, mestre em Engenharia de Produção e fundador do EloGroup, trouxe a palestra intitulada Business Transformation. Este palestrante chegou vestido de pirata, ele não foi vestido de Jack Sparrow, estava apenas de coletinho e bandana, mas dava para perceber (antes dele falar) que ele estava vestido de pirata.

E este pirata tem um sentido na palestra, em um dos primeiros slides estava escrito algo enfatizando o quanto importante é ser um pirata para desbravar a inovação, pois precisamos ser exploradores em um mundo em constante transformação.

Em um slide muito interessante ele mostrou que, nos últimos 10 anos, as grandes empresas estão se tornando de tecnologia (uma foto desse slide estáem meu insta), e algo que ele informou mas não com as palavras que irei utilizar é que, tradições estão sendo sendo criadas em menos de 5 anos, como no caso do WhatsApp, e nas palavras do próprio Leandro Jesus, estamos vivendo uma transição de era.

Segundo o palestrante a era anterior é da sociedade industrial, e essa a sociedade em rede, onde as pessoas que eram apenas consumidores, passaram a ser também protagonistas. Estamos vivendo uma transição na economia e na sociedade, por isso precisamos ser direcionadores dessa transformação.

O peixe rápido engole o peixe lerdo

Antes nós vivíamos em apenas uma realidade, onde grandes empresas que entravam em algum mercado praticamente matavam pequenas empresas, hoje em dia já não é assim, estamos vendo grandes empresas correndo atrás e perdendo espaço para pequenas empresas inovadoras.

E por isso o ditado acima, a velocidade em que se inova é um fator extremamente importante para saber quem vai engolir o mercado de quem, e voltando a lembrar do pirata, o palestrante Leandro Jesus disse que, precisamos remover as ancoras que nos prendem ao passado. E terminou concluindo que também precisamos humanizar as relações de trabalho.

Essa palestra terminou as 10h06min e depois teve espaço para perguntas e respostas, onde o palestrante foi auxilia por dois professores universitários. Como eu não anotei o nome de um dos professores decidi não citar o nome de nenhum dos dois, as perguntas duraram aproximadamente meia hora.

O segundo painel com o título Desvendando a Indústria 4.0 teve como palestrante Gustavo Henrique representando o SENAI, uma das organizações co-realizadoras do evento.

A palestra dele foi muito boa, ele explicou certinho o que é a Indústria 4.0, mostrou vídeos, informou sobre o curso gratuito do SENAI totalmente online sobre o tema, mostrou o Índice de Competitividade Global, comparou o Brasil com outros países, sobre o tema Indústria 4.0 a palestra dele foi realmente muito completa.

Ao invés de fazer anotações sobre a palestra dele, eu fiz live (instagram), mas não salvei a live. Mas a palestra dele foi bem completa mesmo, muito legal de se ver.

A terceira palestra (completa) do evento foi do Economista Reinaldo Cafeo, quem é de Bauru sabe que Reinaldo Cafeo não precisa ser apresentado, ele é o economista mais POP do interior paulista. E a palestra dele foi a melhor no período da manhã (minha opinião sincera), não esperava uma palestra tão boa.

O tema da palestra do Reinaldo Cafeo foi Inovações e Comercio. Ele informou que o Brasil tem 55 milhões de consumidores online, onde 27% das compras online já são realizadas em dispositivos mobiles, 49,8% das compras são pagas a vista, 82% dos carrinhos de compras em sites de vendas são abandonados.

Em apenas 1,4% das ocasiões ocorrem uma venda, 58,5% das vendas ocorrem de visitantes retornando ao site e, em média 9% do faturamento de e-commerces é investido novamente, e esses 9% é um caminho sem volta, tem que investir mesmo. E é chegado o um momento que, quase todas as instituições tem que ter um site.

Reinaldo Cafeo também citou Omnichannel, como a retirada em loja, toten de atendimento, a importância do crossdocking, falou da diferença de multicanal com omnichannel, ofertas direcionadas citando como exemplo a rede de supermercados Pão de Açúcar. Falou da diferença tecnológica entre os grandes produtores e a agricultura familiar.

E finalizando a palestra voltou a citar informações de Bauru, como o número de empresas atacadistas (1290), o potencial de consumo da região (10 bilhões) e o número de varejistas que existem em Bauru (6598). Sua palestra terminou aproximadamente meio dia em ponto.

Depois do almoço de duas horas ocorreu uma palestra de membros da OAB Bauru, foram três palestrantes, eu não anotei o nome de dois deles e, o terceiro foi meu professor. Por não ter anotado o nome de dois deles e nas chamadas do evento em rede social, só constar o nome de uma das palestrantes da OAB (procurei essa informação enquanto escrevia este artigo, não encontrei, mas posso estar errado) não vou citar o nome de nenhum dos três.

Foi uma palestra interessante que falou um pouco de legislação que estão relacionadas a inovação, ou nem tanto assim inovadoras. Um exemplo interessante é o home office, na legislação brasileira isso é recente, mas na realidade não é tão recente assim. Foi citado também os benefícios da reforma trabalhista.

Na palestra de membros da OAB também falaram sobre fake news, citaram o marco civil da internet e a lei de proteção de dados, dentre outras.

Leandro Queiroz do SEBRAE foi o quinto palestrante do dia e logo de cara explicou o que é Startup e, informou que antes as empresas ofereciam produtos e que o ser humano industrializou até a prestação de serviços, as experiências. E as Startups apareceram nessa brecha.

As Startups tem um recurso extremamente importante como uma de suas bases, a tecnologia. Os outros dois pilares de qualquer startup são os objetivos e os clientes. Esse artigo é só um resumo do evento, eu não vou conseguir repassar tudo o que nenhum palestrante disse, principalmente o Leandro, que com animo, empatia, e uma singularidade que fez todos prestarem atenção, com uma naturalidade que pareceu que ele nasceu para dar palestra sobre Startup.

Algo interessante de citar neste artigo é o quão importante é a autonomia do cliente. Para Startups e qualquer empresa ter mais chances de dar certo ela precisa ser memorável, e você tem que se lembrar que você sempre estará prestando um serviço, uma experiência que vai muito além de vender algo.

Explicou também o porque o aplicativo em si não é um negócio, e se você quer empreender você tem que ter paixão pela viagem, e não pelo destino. Lembrou que foco é essencial e que, nós podemos fazer festa sem dinheiro, mas nunca sem amigos (networking).

Concluiu com os três Cs da economia (criativa, colaborativa e compartilhada) e na hora das perguntas teve ajuda de três pessoas muito bem qualificadas e que deram boas respostas para as perguntas que, por algum acaso, não anotei o nome delas.

A última palestra foi da Flavia Gamonar, eu mesmo não conhecia ela, mas o exemplo de ir com chocolate na casa dos outros eu vivi igualzinho a um tempo atrás, com um valor (preço) ainda menor. Por isso decidi escrever este artigo.

A palestra da Flavia Gamonar foi muito boa, o evento se encerrou as 18:20h aproximadamente, com algumas pessoas ficando no locando, conversando e tirando selfies depois do termino do evento.

Tirando o atraso do inicio, o evento como um todo foi muito bom, espero poder comparecer no próximo, quem sabe no próximo escrevo mais um artigo, este artigo fica por aqui, espero que tenha gostado. E se gostou compartilhe para os seus amigos, até mais.

[ERRATA] Durante o artigo cito um atraso de uma hora e 12 minutos para inicio da primeira palestra, na verdade houve um atraso de apenas 12 minutos. Eu mesmo não considero menos de 15 minutos um atraso para o início de um evento. Quando me inscrevi para o evento os horários das palestras não estavam divulgados ainda, e acompanhei a programação do evento exclusivamente pelo Facebook. Errata editada aproximadamente 3h depois da publicação.

Uma Breve Historia Sobre

A história sobre pessoas ou empresas diretamente relacionadas a tecnologia

Você tem 15 minutos

Você tem algo importante para fazer agora? Clique aqui e termine em 15 minutos.

Se estiver utilizando bloqueador de propaganda, por favor, coloque este site na lista branca (isto sempre será apenas um pedido). Obrigado pela escolha.